Quando você tiver provado a sensação de voar, andará na terra com os olhos voltados para o céu, onde esteve e para onde desejará voltar

Atribuída a Leonardo da Vinci 

Conheça a Rampa do Monjolo

30/06/2015 - Atualizado em 26/04/2017

Rampa do Monjolo - Baixo Guandu - ES Brasil

Local: Serra do Monjolo - Baixo Guandu – ES - Brasil
Altitude: 860 metros.
Desnível: 710 metros.
Quadrante: E \ EN \ N.

Ponto de Localização: S 19º 37’ 874”  W 040º 50’ 100”

Acesso:
A rampa fica localizada a 20 km do município. O acesso é feito pela estrada ES 446. Pegue a saída da cidade de Baixo Guandu sentido a Itaguaçu, sendo que a partir do trevo de acesso serão 12 km de asfalto neste momento entre na bifurcação a direita no ponto de ônibus e seguida ande mais 8 km de estrada de terra. O acesso à rampa é sinalizado com placas.

Decolagem:
Área ampla, sendo possíveis várias decolagens simultâneas.

Pouso:
O pouso oficial é ao lado da estrada que dá acesso a rampa. Porem o lugar oferece muitas opções de pouso em diversas direções. Para quem for voar  XC, também encontrará varias opções de pousos.

Melhor época:
Setembro a abril.

Prós:
Rampa é excelente para voos de XC. A condição da região é favorecida pelo relevo e clima; Há muitos pastos ao redor favorecendo possíveis pousos. Os voos de XC poderão ser feitos em várias direções, por isto vá com um bom resgate e consiga um mapa da região ( Se preferir click aqui e baixe os Waipoints e mapa da região). Esta rampa é uma das poucas do mundo a receber etapas do PWC - Mundial e provas de Asa delta e paragliders do Brasileiro.

Contras:
Não recomendado para pilotos iniciantes em horário de pico, pois as atividades térmicas são intensa. Não é aconselhável decolar com ventos fortes, pois não há áreas de escape, neste caso normalmente se pousa logo abaixo da rampa, mas a turbulência é bem considerável; É uma rampa mais apropriada ao cross country, em caso de lift deve-se ter muita atenção.

Clube local – Contatos:
Informações adicionais poderão ser obtidas com Raney Modeneze de Freitas pelo 55 (27) 9 9808 – 6266 e-mail raneymodeneze@gmail.com ou click aqui e deixe a sua mensagem no fale conosco.

A rampa tem recebido varias melhorias estruturais, o serviço de bar funciona aos domingos e feriados; Em caso de duvidas sugerimos que entre em contato para saber em quais condições estão as estruturas de apoio.  Dicas sobre como voar no Monjolo, resgates e outras curiosidades poderão ser feitas pelo este site, tendo mais alguma duvida entre em contato.

16/07/2015 - Atualizado em 26/04/2017

Dicas de como vim para o Monjolo


Voar em Baixo Guandu é muito fácil, o acesso poderá ser feito por rodovia ou ferrovia, sendo que a cidade oferece uma estrutura muito eficiente para receber os pilotos visitantes da melhor forma possível.
 

A seguir segue algumas dicas, para que você possa vim voar no Monjolo e curtir uma das melhores rampas do Espírito Santo.

 

A primeira dica é o transporte ferroviário. Com duas saídas diárias; uma delas é na capital mineira em Belo Horizonte - MG e a outra é na capital capixaba em Vitória ES. Exemplo saindo de Vitória por volta das 7:00 horas da manha a chegada programada em Baixo Guandu será em torno das 10:00 h. Mais informações a respeito de outros horários, tarifários e reservas veja no site da empresa www.vale.com.br .

 

A segunda dica é para quem prefere vim de ônibus; As opções são:

Aguia Branca - www.aguiabranca.com.br
Viação Pretti - www.viacaopretti.com.br
Gontijo - www.gontijo.com.br

Alertamos aos que escolherem viajar pela empresa de ônibus Gontijo, pois esta empresa atende a cidade vizinha, Aimorés MG, mas será uma boa opção para quem vem do estado de Minas Gerais.

 

Já para quem vem de carro próprio o acesso é feito por estradas em boas condições de  conservação, busque se informar sobre as orientações necessárias para o acesso. A cidade fica no noroeste do estado.

Aeroporto

 

Na cidade há um aeródromo onde aviões particulares ou fretados utilizam; Não há voos comerciais. O aeroporto mais próximo de Baixo Guandu é o de Vitória ES ( VIX ) fica a 175 km e opera somente com voos nacionais.

Sobre hospedagem e alimentação busque no site por mais informações ou click aqui para ser direcionado.

A Rampa do Monjolo tem recebido muitas obras de adequações em suas estruturas, sugerimos que entre em contato para obter melhores informações.

A Serra do Monjolo nos meses de abril a julho costuma ter uma temperatura mais amena, é conveniente levar roupas de frio, pois a diferença térmica em relação a cidade costuma ser bem significativa nesta época do ano.

Rampa de Voo Livre do Monjolo - Baixo Guandu - ES Brasil. Design by Ricardo Aquino, Raney Modeneze, Jovani Borghi e Marjo Lemos - Copyright © 2018. All Rights Reserved

Estrada – ES 446, Km 20 – Baixo Guandu / Itaguaçu - Altitude: 860 metros. Desnível: 710 metros. Quadrante: E / NE / N - Ponto de localização: S 19º 37’ 874” - W 040º 50’ 100”

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Clean
  • Google Clean
  • YouTube Clean