Chegará o dia em que todo homem conhecerá o íntimo dos animais. Nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a própria humanidade."

Atribuída a Leonardo da Vinci 

1452-1519

Curiosidades sobre o esporte

07/08/2015 - Atualizado em 23/04/2017

Conhecendo um pouco do esporte

O que é voo livre?

 

O voo livre é uma denominação a uma ramificação da aviação, na qual todos os equipamentos utilizados nesta modalidade têm por característica não possuírem motorização; Dentre eles podemos citar o parapente, asa delta e planadores.

Qual a diferença entre “paraglider” de “parapente”?

 

A diferença esta apenas na escrita, pois os dois nomes se referem a mesma coisa. O nome Parapente vem do francês: PARA que significa parachute (pára- quedas) e PENTE é o mesmo que colina, morro e o Paraglider vem do inglês: GLIDER que é planador.  O Parapente, ao contrário do Paraquedas tem uma configuração que lhe permite um desempenho de voo, a decolagem é feito em uma montanha permitindo assim utilizar-se das correntes ascendentes  promovendo a sua sustentação.

Como faço para passar a praticar o esporte de voo livre?

Primeiramente você deve se decidir qual o tipo de equipamento mais te agrada, e para isto aconselha-se a fazer um voo duplo com um instrutor habilitado, o qual estará te explicando e demonstrando as peculiaridades de cada equipamento. Após isto o ideal é que se faça aulas com uma escola reconhecida na qual irá te ensinar de forma didática e eficiente para que você possa praticar o esporte de modo seguro.

 

Para aprender tenho que comprar o equipamento?

Não há necessidade que se compre o equipamento antes de sua “formatura”, as escolas possuem os equipamentos necessários para o seu aprendizado. Depois que terminar o curso você caso decida realmente se dedicar ao esporte, o seu instrutor poderá te auxiliar na compra dos equipamentos mais adequados para a sua pratica.

 

Quais são os equipamentos necessários para se voar?

 

Basicamente você irá precisar de alguns equipamentos para cada modalidade que são eles:

 

Paraglider :

 

A vela ou velame, também chamados por muitos como o “paraglider” em si. É a parte de cima na qual quando inflada irá ter uma forma de asa, criando as condições necessárias para o voo.

A selete, este equipamento é a “cadeirinha” em que você estará preso e conectado ao velame.

Em que se difere um voo de asa delta para o voo de paraglider?

 

A diferença esta no comportamento e atitudes as quais um piloto de asa tem em relação ao de paraglider, ou seja, a forma de pilotagem deve ser distinta um do outro, a essência é a mesma, utilizar-se das correntes ascendentes para se voar, porem a forma que um equipamento funciona durante o vôo até o seu pouso tem características as quais somente com a pratica e dedicação se adquire conhecimento necessário para o domínio de cada equipamento.

Por que não se vê tantas asas delta voando, e os paraglider são a maioria?

 

Alguns fatores levaram uma modalidade se destacar mais do que a outra, dentre os fatores estão na praticidade que o paraglider oferece, o transporte é muito mais fácil, pois o mesmo vai acondicionado em uma mochila em que o praticante pode carregá-la facilmente. Outro fator é o tipo de voo que ele proporciona, é considerado mais apreciativo por voar em uma velocidade menor do que uma asa delta e ainda a possibilidade de se pousar em pequenas áreas faz uma grande diferença para muitos pilotos.

 

No quesito segurança, os paraglider atuais melhoram muito, porem, contudo ainda são muito mais suscetíveis a panes do que uma asa delta, por possuírem uma estrutura armada a asa delta não ocorre o fechamento do equipamento em voo.

O paraqueda reserva, equipamento fundamental em caso de haver uma pane irrecuperável no velame principal durante o voo. Em que será sacado do compartimento especifico e lançado para que possa te salvar de algo pior.

Capacete, equipamento fundamental para te resguardar de seqüelas na cabeça.

 

Asa delta:

 

A asa, basicamente é o equipamento que você utiliza para o vôo em si.

Cinto é o equipamento o qual você estará preso e conectado a asa delta.

O paraqueda reserva, equipamento indispensável para a sua segurança para que seja usado em ultimo caso em que o equipamento principal não tenha mais condições de vôo.

Capacete, equipamento fundamental para te resguardar de sequelas na cabeça.

Como funciona um campeonato de voo livre?

Depende muito do tipo de campeonato em questão, hoje, os mais freqüentes são os que se utilizam de equipamentos eletrônicos (GPS) para que seja feito a apuração das informações por meio de um software programado para este fim.

Este campeonato especifico compreende em cumprir metas pré determinadas pela organização do evento, estas metas consistem em sair de um ponto e ir para outros, mas cumprindo algumas regras como por exemplo decolar na hora especifica e passar próximos a estes pontos de forma mais rápida possível.

Existem outras formas de campeonatos, mas estes são mais comum em encontros de amigos que buscam uma forma de se descontraírem em grupo.

Rampa de Voo Livre do Monjolo - Baixo Guandu - ES Brasil. Design by Ricardo Aquino, Raney Modeneze, Jovani Borghi e Marjo Lemos - Copyright © 2018. All Rights Reserved

Estrada – ES 446, Km 20 – Baixo Guandu / Itaguaçu - Altitude: 860 metros. Desnível: 710 metros. Quadrante: E / NE / N - Ponto de localização: S 19º 37’ 874” - W 040º 50’ 100”

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Clean
  • Google Clean
  • YouTube Clean